Resumo do Encontro Mundial das Famílias - Milão 2012

terça-feira, 29 de maio de 2012

Os caminhos das Famílias conduzem todos a Milão

Famílias e paróquias locais abrirão as suas portas para celebrar com as famílias que chegarão de todo o mundo: Milão está pronto para receber o VII Encontro Mundial das Famílias. A cidade arregaçou as mangas, o número de camas disponíveis entre as famílias e as paróquias são 47 mil e poucos dias antes da chegada de Bento XVI, as freguesias vão trabalhar contra o relógio para acolher os peregrinos. O evento satisfaz mesmo as instituições. O presidente da câmara de Milão, Giuliano Pisapia, diz que «a família é a pedra fundamental da sociedade, estamos ansiosos para conhecer os nossos clientes», e Guido Podestà, presidente da Província de Milão, vê o evento como «uma ocasião para refletir sobre a família, um pilar insubstituível capaz de introduzir os jovens valores para a vida». Roberto Formigoni, presidente da região da Lombardia, também antecipa «com imensa gratidão e emoção» a chegada do Santo Padre. «Milão provou ser uma cidade acolhedora, espera-se que esta receção seja estendida aos peregrinos que querem visitar as nossas igrejas, especialmente as basílicas de interesse artístico e histórico», diz Mons Erminio De Scalzi, presidente da Fundação Milano Famiglie 2012, acrescentando que «estamos à procura de voluntários que possam garantir o horário de funcionamento contínuo e a manutenção das igrejas, mesmo nas horas em que normalmente estão fechadas. Espera-se também que a Catedral, a basílica de Santo Ambrósio e de outras igrejas religiosas possam garantir um serviço adequado para as confissões dos fiéis».

A igreja paroquial de Santíssimo Redentor, na área de Loreto, vai acolher 105 pessoas, um quarto dos quais chegarão a partir dos Camarões e do Equador. A paróquia de Santo Inácio de Loyola, em Lambrate, vai atrair milhares de pessoas à missa com o Papa. Turro, da paróquia de San Michele Arcangelo, vai acolher dois casais de Ruanda e 18 pessoas a partir de Madrid, além de 31 pessoas das dioceses de Chieti. Momentos de celebração, partilha e festa, as iniciativas promovidas pelas comunidades pastorais e paróquias irão ganhar vida.

Neste evento, instituições, autoridades e associações vão criar uma rica programação cultural de mais de sessenta eventos, incluindo reuniões, concertos, espetáculos e workshops. A partir de hoje e até 02 de junho, Fieramilanocity tornar-se-á o centro nevrálgico da Família. No Mico Milano Congressi será possível visitar a feira Internacional da Família, a Livraria da Família e dois espetáculos: "Genitori che generano Santi", dedicado aos pais de Santa Teresinha do Menino Jesus, e "Il mondo na Casa. Una paese, una strada. Il mondo. Baranzate, laboratorio di futuro "- retratos de vinte e nove famílias de muitos países diferentes, todos a viverem na Via Gorizia, Baranzate. A entrada para a feira e a livraria é gratuita: os visitantes e membros da conferência pode acessá-los de porta em Viale Scarampo, a partir de hoje, terça-feira, até sexta-feira, 1 de junho, das 9 às 19 e de 2 Sábado Junho 9-12,30.

São esperados 50 mil visitantes, e mais de um milhão devem juntar-se no final da semana para a Festa dos Testemunhos com o Papa e a missa geral, no domingo.

A Família Cristã vai estar a acompanhar todos os desenvolvimentos do VII Encontro Mundial das Famílias num site próprio dedicado ao evento: www.familiacrista.com/encontromundialdasfamilias

0 comentários:

Enviar um comentário