Resumo do Encontro Mundial das Famílias - Milão 2012

terça-feira, 22 de maio de 2012

Milão com retorno económico e cultural


«A despesa estimada para a organização do VII Encontro Mundial das Famílias, que foi declarado um grande evento, mas sem orçamento, equivale a cerca de 10.200.000 Euros entre preparação prévia, o arranjo dos eventos e estrutura organizacional. Milão receberá, em Itália, o primeiro evento de alcance mundial da Igreja fora de Roma », afirmou Daniele Conti, diretor da Fondazione Famiglie Milano 2012, na conferência de imprensa do VII Encontro Mundial das Famílias, realizada esta manhã no Arcebispado de Milão.
Luigi Campiglio, Professor de Política Económica na Università Cattolica del Sacro Cuore de Milão, tem vindo a apostar no impacto económico do evento: «Para a chegada de um milhão de peregrinos, incluindo despesas com alimentação, alojamento e transporte, estimamos um custo induzido de cerca de 55 milhões de euros ». O professor Campiglio sublinhou igualmente que, além de retorno económico, Milão vai divulgar os traços da cultura Ambrosiana por participantes estrangeiros. «O Encontro Mundial das Famílias representa para o Milan uma união feliz entre o tema central da reunião e as características da cultura da cidade. Os peregrinos vão espalhar por todo o mundo a mensagem de Milão como uma cidade aberta à mudança, acolhendo em termos de solidariedade, voluntariado, empreendedorismo social, atraente para as suas oportunidades para aqueles que, italianos ou estrangeiros, estão dispostos a trabalhar duro para alcançar um futuro melhor », sustentou.

O presidente da câmara de Milão, Gian Valerio Lombardi, destacou o grande trabalho de organização e mobilização realizado pelas autoridades locais envolvidas, e assegurou: «O acolhimento foi organizado com grande profissionalismo; Milan irá reagir bem a este evento, garantindo a segurança dos peregrinos e do Santo Padre».
Finalmente, o cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, pediu a todos os cidadãos que participem nos eventos com o Santo Padre: «Os encontros com o Papa Bento XVI são uma oportunidade extraordinária. Pedimos que as pessoas se registem por razões organizacionais e de segurança, mas todos terão a oportunidade de participar, mesmo aqueles que irão aparecer no último minuto para a Festa dos Testemunhos e para a Santa Missa. A crise trouxe-nos de volta ao básico: o Encontro e a presença extraordinária do Santo Padre vai mostrar que podemos sair do túnel, olhando para a vida locais já existentes no nosso dia », afirmou.

Monsenhor Erminio De Scalzi, presidente da Fondazione Famiglie Milano 2012, exortou as paróquias para que recebam o Papa: «Desde a sua chegada, Bento XVI será recebido com a cordialidade e hospitalidade da cidade de Milan. Seria bom se o Santo Padre pudesse sentir imediatamente a alegria ea fé do povo milanês», apelou.
Don Luca Violoni, Secretário-Geral da Fondazione Famiglie Milano 2012, concluiu, introduzindo o congresso dos jovens: «Enquanto o Congresso dos pais decorre, haverá também o Congresso dos Jovens. As crianças matriculadas, mais de 900, são considerados como sendo parte da família e é vital que eles possam conhecer e se envolver nas mesmas questões que os seus pais estão a enfrentar».

A Família Cristã vai estar em Milão e irá trazer-lhe todas as notícias do Encontro Mundial das Famílias através da revista e do seu sítio Web.

0 comentários:

Enviar um comentário